2 de março de 2010

Queres experimentar Linux e não sabes como? Espreita aqui


Linux - Ubuntu

Queres experimentar Linux e não sabes como? Então aqui no Iknowtechnology vamos te ensinar a instalar uma distribuição Linux no teu computador.






Ubuntu é uma distribuição do sistema operativo Linux. Este é baseado na distribuição Debian e conquista cada vez mais novos utilizadores domésticos, tornando-se na distribuição Linux mais popular.
O Ubuntu foi criado com o intuito de se oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente da nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de esta estar isenta de qualquer taxa. Actualmente existe uma organização que trata das cópias para que estas sejam remetidas em CDs para todo o mundo, sem custos.
A sua instalação é muito simples e este pode também correr através de LiveCD (não precisa de ser instalado, pode usar directamente através do CD/DVD), mas mesmo assim vamos deixar aqui um pequeno tutorial que o irá auxiliar na instalação, para que possa usufruir desta óptima distribuição Linux.

Como obter o Linux Ubuntu
Pode obter o Linux Ubuntu de duas maneiras:
Descarregando-o da Internet através do site oficial e depois gravando a imagem descarregada para um CD/DVD:  http://www.ubuntulinux.org/getubuntu/download
Pedindo uma cópia gratuita da distribuição de forma gratuita, também disponível no site oficial.


Boot Menu

A partir do momento que tem em sua posse uma cópia do Linux Ubuntu e partindo do princípio que tem o seu computador configurado para arrancar a partir do leitor óptico, coloque o CD/DVD de instalação no seu leitor e arranque o computador. Após o boot pelo CD/DVD irá ter no seu ecrã uma tela em tudo idêntica à que lhe mostramos em baixo. Caso a mesma não esteja em Português prima a tecla F2 e escolha a linguagem correcta.



Instalar ou não instalar(?)… eis a questão!

Quando lhe aparecer a tela anterior, repare que tem hipótese de escolher se quer instalar o Linux Ubuntu no seu computador ou apenas corre-lo através do CD/DVD, o já falado LiveCD.
Se você não quiser instalar o Linux Ubuntu no seu computador escolha a opção “Iniciar Ubuntu” e este será iniciado através do CD, sem qualquer instalação no seu computador. O aspecto que terá na sua tela após iniciar a distribuição é em tudo idêntica à que lhe mostramos em baixo. Quando terminar a sua experiência no Linux Ubuntu e quiser voltar ao Windows, basta reiniciar o computador e retirar o CD da distribuição do seu leitor.



A Instalação

Se quiser realmente instalar o Linux Ubuntu no seu computador, então escolha a opção “Instalar o sistema no computador” para iniciar a cópia dos ficheiros para o seu computador.
Seleccione o idioma desejado e clique em “Avançar”.
Coloque a sua localidade, ou a mais próxima, caso não tenha disponível a sua localidade exacta e clique em “Avançar”. Agora seleccione o modelo do seu teclado (poderá testar para ver se todos os acentos estão a funcionar devidamente) e clique novamente em “Avançar”. Neste momento irá precisar de fazer algumas configurações um pouco mais avançadas, caso você não possua outro sistema operativo instalado no seu computador (como o Windows, por exemplo), ou não pretender ter mais do que um sistema operativo no seu computador, assinale “Assistido” para que o Linux Ubuntu seja instalado usando o disco todo do seu computador (ATENÇÃO: tudo o que estiver gravado no disco será apagado/perdido). Caso você pretenda manter dois sistemas operativos (Windows e Ubuntu, por exemplo), então precisará de configurar manualmente o espaço em disco. Para isso escolha a opção “Manual” e redimensione o espaço do Windows, reserve um espaço para o Linux Ubuntu e clique em “Avançar”.
Se já existir uma instalação antiga do Linux Ubuntu, poderá, nessa tela, fazer a importação dos dados que desejar para a nova instalação, em seguida clique em “Avançar”. Neste momento será pedido para escolher um nome de utilizador e uma password, dê um nome ao computador e clique em “Avançar”. A próxima tela mostra o resumo da instalação, se concorda com o que lhe é apresentado clique em “Instalar”. Quando a instalação terminar será mostrada uma nova tela a pedir para reiniciar o computador, ai basta entrar com o seu utilizador e password e o Linux Ubuntu estará instalado.
A partir de agora é só desfrutar e explorar a distribuição Linux Ubuntu. Deixo ainda disponível o link para a Comunidade Ubuntu-PT, uma comunidade Portuguesa de suporte à distribuição Linux Ubuntu.
Qualquer dúvida que surja deixe um comentário, será ajudado dentro das possibilidades de quem responder. Aproveite também para partilhar connosco a sua experiência com Linux Ubuntu.

Tutorial retirado de : http://www.101coisas.com/ 

0 comentários: