5 de março de 2010

IBM a um passo de criar chip que usa circuitos de luz em vez de cobre..


Com um “fotodetector de avalanches nanofotónicas” é possível transmitir 40 Gbps através de sinais de luz. Segundo a IBM, o dispositivo pode abrir caminho aos primeiros chips que usam circuitos de luz em vez de cobre. O dispositivo criado em ambiente laboratorial distingue-se por recorrer a circuitos de silício que transportam sinais luminosos e dispensam os sinais eléctricos hoje usados para a transmissão de dados, revela um artigo publicado na revista Nature.

Os investigadores da IBM admitem que o “fotodetector de avalanches nanofotónicas” (tradução literal de nanophotonic avalanche photodetector) não é totalmente inovador, uma vez que recorre a tecnologias que já são conhecidas. O que não impede o novo dispositivo de apresentar uma eficiência energética 20 vezes superior (opera com 1,5 volts de tensão) à dos dispositivos antecessores.
Alcançado este primeiro feito, os investigadores da IBM apontam agora para uma nova meta: o desenvolvimento de chips com circuitos de luz ou conexões ópticas que permitam catapultar a capacidade de processamento de um computador para um exaflop (o correspondente a um milhão de biliões de operações de vírgula flutuante por segundo ou FLOPS).
Um computador com um exaflop tem 600 vezes mais capacidade de processamento que o Cray XT5, o computador mais potente do mundo que está alojado nos laboratórios de Oak Ridge, nos EUA, e tem uma capacidade de processamento fixada em 1,75 petaflops.

Fonte @ Kerodicas

0 comentários: