7 de março de 2010

NASA capturou grão de poeira cósmica

Golpe de incrível sorte ou falso alarme, a missão Stardust terá ganho a lotaria, apanhando pelo menos uma partícula.



A cápsula da NASA Stardust, que regressou à Terra em 2006, após uma viagem de sete anos, conseguiu capturar partículas de poeira cósmica, admitem os cientistas envolvidos no projecto.
Embora o anúncio seja ainda cauteloso e não haja certezas, tudo indica que um gel especial a bordo conseguiu captar uma partícula que se terá dividido em duas, durante o impacto.
A Stardust foi lançada pela NASA numa trajectória que interceptava a rota do cometa Wild 2. O objectivo da missão era captar partículas ejectadas pelo cometa, mas um resultado secundário poderia ser a detecção de poeira cósmica interstelar, formada a partir dos gás emitido pelas estrelas e que vagueia pelo espaço na forma de minúsculos grãos de matéria. A poeira cósmica contém todos os átomos pesados que formam a matéria do planeta Terra e do sistema solar.
Incrível sorte ou falso alarme, a partícula detectada faz parte de um lote de 30 que resulta de choques de poeira cósmica com os painéis solares da sonda Stardust ou de choques efectivos dessa poeira cósmica. As dúvidas que persistem devem-se ao facto de, até agora, os cientistas terem sido muito prudentes, com receio de que o estudo possa danificar a amostra.
Outra curiosidade é o facto de este sensacional achado ter sido feito por um não cientista, o canadiano Bruce Hudson, uma de muitas pessoas que usaram a aplicação informática Stardust@Home disponibilizada pela NASA ao público, para explorar os dados com recursos informáticos mais vastos.



Fonte @ DN

0 comentários: