11 de março de 2010

Microsoft lança-se na corrida aos ‘tablet’ com ‘Moleskine’ digital


As imagens já reveladas do Courier mostram que esta espécie de ‘moleskine’ digital é mais do que um ‘tablet’. A Microsoft ainda não se pronunciou.

O iPhone foi, provavelmente, a última grande inovação tecnológica que conseguiu provocar o factor surpresa em milhões de pessoas. Depois disso, e apesar do marketing que as empresas fazem em torno do lançamento de ‘gadgets', nem mesmo o novo ‘tablet' da Apple produziu esse efeito. Inovador ou não, certo é que o iPad já lançou uma nova moda e nenhum fabricante quer ficar para trás.

Os últimos rumores surgiram esta semana no site ‘Engadget'. De acordo com fontes ligadas à empresa norte-americana Microsoft prepara-se para responder ao iPad com uma espécie de ‘Moleskine' digital.

Bill Gates confessou, recentemente, que ficou muito impressionado com o iPhone, demonstrando até uma pontinha de inveja por não ter lançado o telemóvel. Mas com o iPad a situação inverte-se. O presidente da Microsoft considera-o "um produto banal. Não me faz dizer: Desejava que tivesse sido a Microsoft a criar isto".

As primeiras imagens do Courier, um equipamento que segundo os críticos vai além das ‘tablets', pois é um ‘booklet', começaram a circular na Internet. Até ao momento, a empresa liderada por Steve Balmer não confirmou o lançamento deste ‘booklet'. Fonte oficial da Microsoft Portugal disse ao Diário Económico que "ainta não tem qualquer informação oficial sobre este produto."

De acordo com o ‘Engadget', o Courier terá dois ecrãs de 7 polegadas - enquanto o iPad tem um ecrã de 9 polegadas - pode ser usado tanto com a caneta que acompanha o equipamento como com os próprios dedos.

Além disso esta ‘moleskine' digital terá ainda uma câmara de 3 megapixeis com zoom integrado, virá com uma versão modificada do sistema operativo Windows 7 e GPS integrado. "A ideia é que o Courier seja usado como um caderno de anotações interactivo. O Courier terá ainda acesso à Internet e permitirá com a caneta desenhar ou pintar", refere o site.

Enquanto o Courier não é apresentado oficialmente, a Apple revela que o iPad está à venda nas lojas norte-americanas a 3 de Abril. Mas até ao final desse mês, a nova coqueluche da Apple estará disponível em apenas nove países e Portugal não foi um dos felizes contemplados, embora a fabricante do iPhone garanta que o produto chegará a todos os mercados até ao final do ano. As pré-reservas estão disponíveis a partir de 13 de Março. Steve Jobs estima que o iPad venda entre quatro a cinco milhões de unidades este ano e cerca de 12 milhões até 2012. O gadget tem capacidade entre 16 e 64GB e ligação ‘Wi-fi' ou 3G. As versões sem 3G custam entre 499 e 699 dólares nos Estados Unidos (entre 366 e 512 euros).

Também a japonesa Sony já fez saber que estava interessada no mercado dos ‘tablets' e, na semana passada, o jornal ‘Wall Street' dava conta que a empresa japonesa está a preparar vários produtos multifunções que devem chegar ao mercado ainda este ano. Um dos produtos destacados combinará computador portátil, leitor de livros electrónicos e consola de jogos.

A norte-americana HP apresentou já uma aposta semelhante. O HP EliteBook 2740p é um computador que pode ser ‘tablet' e ‘notebook' à vez. Já a Panasonic anunciou recentemente o lançamento do Toughbook C1, o primeiro ‘tablet' na sua linha de computadores. Outro dos exemplos é a mais recente versão do Classmate da Intel. Este PC combina o tradicional modelo de portátil em "concha" com um tablet, rodando o ecrã sobre o teclado.


Portáteis dominam mercado português
Os computadores portáteis continuam a liderar a tabela de vendas em Portugal e já representam 81,8% do mercado de computadores. No ano passado, venderam-se em Portugal 1,816 milhões de PC, um valor que corresponde a um crescimento de 11,8%, face ao ano anterior. Os números são do relatório IDC EMEA PC Tracker 2009 que diz que o segmento dos portáteis continua a ser o grande impulsionador das vendas, representando já 81,8% do total do mercado de PC. No total, foram vendidos 1,486 milhões de portáteis. Neste segmento a líder em Portugal é a JP Sá Couto com 25,9% de quota de mercado. Logo em segundo lugar, surge a Toshiba com 20,6% de quota.

A portuguesa JP Sá Couto vendeu, no total, 385,4 mil. Na quarta posição está o Acer Group com 195,6 mil unidades vendidas.

Já a tabela dos dez maiores, relativa ao mercado nacional de PC, que engloba ‘desktops' e ‘netbooks', é liderada pela HP, com 420,7 mil unidades vendidas, e uma quota de mercado de 23,2%. Esta fabricante cresceu 7,2% no ano passado, e lidera também isolada a tabela dos maiores fabricantes de computadores de secretária (55,7%).


Os tablet's no mercado

iPad
O equipamento da Apple tem capacidade entre 16 e 64GB e ligação ‘Wi-fi' ou 3G. As versões sem 3G custam entre 499 e 699 dólares nos EUA (366 e 512 euros). As versões do iPad com 3G custarão entre 629 e 829 dólares (461 a 610 euros).

Toughbook C1
Este tablet da Panasonic pode funcionar como um ‘notebook' tradicional ou, virando o ecrã ‘multitouch' de 12 polegadas e fechando-a sobre o teclado, como um ‘tablet'. Quando equipado com duas baterias, o Toughbook C1 tem autonomia até 10 horas.

EliteBook 2740p
A HP apresentou um computador que pode ser ‘tablet' e ‘notebook'. Este modelo pesa 1,7 quilos e tem um ecrã de 12,1 polegadas. Deverá chegar ao mercado norte-americano com um preço que ronda os 1.600 dólares.

Convertible Classmate
Este modelo da Intel combina o tradicional portátil em "concha" com um ‘tablet', rodando o ecrã sobre o teclado. O ecrã é giratório e pode ficar à frente do teclado, transformando o dispositivo num quadro negro.

Fonte @ económico

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